A ORIGEM

O Padre Flaviano Amatulli Valente nasceu a 23 de maio de 1938, em Conversano, Bari, Itália, no seio de uma família profundamente católica. Aos 13 anos entrou no seminário e rapidamente surgiu nele o desejo de ser missionário. Ingressou no instituto dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus com 21 anos.

amatulli 6Recebeu a ordenação sacerdotal em Milão, a 26 de junho de 1965. Obteve a licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade de Teologia de Milão. Chegou ao México no dia 9 de janeiro de 1968 para assumir a revista Esquila Misional, de que foi diretor durante sete anos em períodos distintos. A 3 de fevereiro de 1972 foi destinado a Chinantla, uma região de Oaxaca, onde trabalhou cinco anos.

Devido ao contato direto com as massas católicas ávidas de conhecer a Palavra de Deus e ao notar o abandono em que se encontravam, a 2 de julho de 1978 fundou o Movimento Apóstolos da Palavra, uma pequena semente que pouco a pouco se foi tornando uma árvore frondosa, dando origem à família missionária Apóstolos da Palavra, composta por sacerdotes, irmãs consagradas e leigos comprometidos.
Atualmente estão presentes em todos os países do continente americano, na Europa, em Itália, Espanha e Portugal, e em Cabo Verde, um arquipélago composto por ilhas do oeste do continente africano.

 

OBJECTIVOS

Toda a atividade da família missionária Apóstolos da Palavra tem como objetivo geral ajudar os católicos a viverem a sua fé em plenitude e com dignidade no mundo plural em que vivemos, marcados por uma forte presença dos grupos proselitistas que continuamente questionam ao católico e fazem tudo por engana-lo para se tornar um deles.

 

Como objetivos específicos, tem os seguintes:
  1. Dar a conhecer a Palavra de Deus por todos os meios possíveis, especialmente mediante:
  2. Livros e folhetos
    comunicacao _radio
  3. CD e DVD de música e conferências
  4. Visita domiciliária
  5. Bíblia peregrina
  6. Festa dos Santos
  7. Cursos bíblicos e de apologética e a formação cristã
  8. Retiro espiritual
  9. Conferências
  10. Concertos de evangelização
  11. Internet
  12. Fomentar entre a juventude a prática de um ano de serviço apostólico à Igreja a tempo limitado ou a tempo completo
  13. Criar e aplicar um sistema missionário popular.
  14. Impulsionar a promoção e a defesa da fé católica tendo presente a presença das seitas
  15. Fundar e acompanhar Centros de Evangelização e Centros de Formação Cristã.

 

rosario1Os Apóstolos da Palavra sentimo-nos chamados a trabalhar nos lugares e ambientes mais necessitados, transmitindo com fidelidade a doutrina cristã, devidamente enviados pela autoridade eclesial.

Tendo presente o fenómeno do pluralismo religioso e particularmente o proselitismo sectário, procuramos fortalecer a fé dos católicos, esclarecendo a sua identidade e dando respostas aos ataques das seitas. Através de uma série de cursos muito simples promovemos o conhecimento da Bíblia a um nível abrangente, o que muitas vezes desemboca na formação de pequenos grupos que se reúnem à volta da Palavra de Deus.

ORGANIZAÇÃO GERAL

a
família missionária Apóstolos da Palavra está estruturada da seguinte forma:

  • Movimento Eclesial Apóstolos da Palavra
  • Instituto Missionário Apóstolos da Palavra
  • Fraternidade Missionária Apóstolos da Palavra

 

MOVIMENTO ECLESIAL APÓSTOLOS DA PALAVRA

São homens e mulheres, jovens, solteiros ou casados, que se comprometem a oferecer um serviço missionário à Igreja por um tempo limitado, com uma promessa renovável a cada ano. Dividem-se em diferentes departamentos:

  1. Pastoral bíblicajumap1
  2. Promotores e defensores da fé
  3. Doentes missionários
  4. Música
  5. Meios de comunicação social
  6. Juventude missionária (JUMAP)
  7. Evangelho e cultura

 

INSTITUTO MISSIONÁRIO APOSTOLAS DA PALAVRA

foto 1São mulheres jovens que consagram toda a sua vida ao serviço da Igreja seguindo o estilo e os métodos de evangelização da comunidade missionária. Depois de um período de formação específica, fazem a promessa de pobreza, castidade e obediência. A sua principal caraterística é a vida em comunidade. Ou num caso especial consagrada em casa.

 

FRATERNIDADE MISSIONÁRIA APÓSTOLOS DA PALAVRA

A Fraternidade Missionárfraternidade2ia “Apóstolos da Palavra” sacerdotes, seminaristas, e irmãos consagrados. Normalmente a sua atividade é dar seguimento da formação permanente a Família Missionária e atender as paróquias mais necessitados e afastados e apoio espiritual.

Cada um tem processo de formação própria consiste em teoria e prática começa-se com os apostolinos meninas e meninos que desde pequenos começam com uma formação para serem verdadeiros discípulos e Missionários de Cristo.

 

Apostolinos:apostolinos1

Cada uma das três organizações conta com a formação própria como sempre com o método único teoria e pratica.
Começa-se sempre com os apostolinos que são meninos e meninas que desde a tenra idade tomam consciência ser discípulos e missionários de Cristo.

foto 2Juventude missionária:

São rapazes e raparigas que tenta viver a própria dimensão missionária, tendo presente a situação de cada um.

foto 3

Voluntariado missionário:

São jovens que oferecem um ano de serviço voluntario à Igreja, a tempo completo realizando a sua atividade missionária aos lugares mais afastados e carenciados.

misionarios paroquiasMissionários paroquiais

A maior parte dos nossos Irmãos católicos estão afastado da Igreja católica e a família Missionária Apóstolos da Palavra procura promover a formação dos missionários paroquiais com a participação e colaboração de voluntários que pertencem em diferentes movimentos ou associações Apostólicos com a finalidade de ajudar aos mais débeis na fé e tomar consciência da sua identidade como membro da Igreja de Cristo para não serem vitimas das diferentes propostas religiosos.

Meu caro amigo é esta a nossa família missionária Apóstolos da Palavra aqui a um lugar para ti não interessa a tua situação económica nem a tua situação académica nós esperamos-te.